Marketing
multinível
Marketing
multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de
marketing caracterizado pela formação de uma rede de contatos através da
indicação de novos associados, por parte dos antigos.
De acordo
com Will Marks[1] “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma
de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor
por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
O marketing
multinível é um sistema derivado das vendas diretas. Este sistema em forma de
rede (networking) tem se consolidado num cenário de revolução organizacional.
Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado
um sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.[2]
Segundo tais
autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80.
Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de
relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com
os clientes.
O sistema de
marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o
mercado mais utiliza, estão:
Marketing de
mídias sociais (MMS)
Marketing de Rede (MR)
Marketing Multinível (MMN)
Multi Level
Marketing (MLM)
Network
Marketing (NM)
De acordo
com Will Marks “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de
marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por
meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.
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